terça-feira, 8 de setembro de 2009

AMAZONAS :Desfile militar reuniu mais de cem mil em Manaus

Fonte : Portal Amazonas & Foto :Arnold Farias

MANAUS - O desfile militar em comemoração ao dia da Independência do Brasil reuniu mais de cem mil pessoas no Centro de Convenções em Manaus, de acordo com a Agência de Comunicação do Governo do Estado (Agecom). O evento começou às 9h e terminou por volta das 11h30.

Ao todo, segundo a Agecom, mais de 4,4 mil militares das Forças Armadas e Auxiliares, além de 28 aviões e helicópteros foram aplaudidos pelo público. Alunos do Colégio Militar de Manaus (CMM), do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) e funcionários da Defesa Civil também participaram do desfile.

O único incidente registrado durante o desfile foi a queda de um cavalo da Polícia Militar (PM). Ninguém se machucou, segundo o comandante da Cavalaria, capitão Mesquita.

A apresentação de aeronaves surpreendeu os espectadores, com vôos rasantes. O caça modelo A-29, do 1º e 3º Grupos de Aviação da Força Aérea Brasileira, sediado em Boa Vista (RR), veio a Manaus exclusivamente para a apresentação do Dia da Independência. A aeronave foi a que mais chamou a atenção, por fazer os vôos mais rasantes.

Da tribuna de autoridades, o governador Eduardo Braga assistiu ao desfile, ao lado do comandante militar da Amazônia, general Raymundo Cerqueira Filho (que deixa o cargo no próximo dia 14), do vice-governador Omar Aziz, do prefeito em exercício Mário Frota e outras autoridades civis e militares. “Que bom que este ano tivemos presença maciça do povo, por ser um ano especial em que apresentamos novos investimentos em segurança pública”, disse Braga.

Ao lado de 18 familiares, o aposentado José dos Santos Filho, 72, disse que assiste ao desfile há aproximadamente sete décadas. “Acho importante trazer os netos para ver o desfile militar”, disse. O aposentado não possui a perna direita, mas disse que não vê dificuldades em ir ao Centro de Convenções todos os anos, de cadeira de rodas.

Um pequeno grupo de jovens do movimento anarquista exibiu faixas contra o alistamento militar obrigatório no Brasil. Um dos jovens, que pediu para não ter o nome publicado, disse que o grupo foi ao desfile para ‘protestar pacificamente’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário