quarta-feira, 2 de setembro de 2009

AMAZÔNAS :Índios recebem orientação sobre Influenza A


Fonte:Renata Fonseca
Especial para o EM TEMPO
Foto :Marcelo Cadilhe

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Distrito de Saúde da Zona Oeste (Disa Oeste) realizaram, hoje pela manhã, um trabalho de orientação para a prevenção da gripe H1N1 (Influenza A) na comunidade Sateré Mawé, na Aldeia Yapyrehyt, localizada na rua Noberto Wongall, no conjunto Santos Dumont, bairro Redenção, zona Centro-Oeste.
A responsável técnica sobre a saúde indígena do município, Paula Azevedo, informou que 13 comunidades indígenas, onde vivem mais de dois mil índios de várias etnias, existentes na capital deverão ser visitadas nas próximas duas semanas.
Ela explicou que o povo indígena está entre o grupo de risco e possui maior susceptibilidade em adquirir a nova gripe não só pela baixa imunidade, mas também pela dificuldade no acesso à saúde pública.
Paula Azevedo garantiu que após essas orientações, os indígenas saberão lidar com os sintomas e os casos que por virtude venham ocorrer nas aldeias. A próxima comunidade a ser visitada, ainda esta semana, é a Associação de Mulheres Indígenas Sateré Mawé, localizada no bairro da Compensa, Zona Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário