sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORE UMA HISTORIA SEM HISTORIA





No final do século XIX e início do século XX, os trilhos de ferro que começavam a cortar o continental território brasileiro e a fumaça das locomotivas que passavam por eles - carinhosamente chamadas de Marias - simbolizavam de certa forma a chegada do progresso ao país. A louca Maria do título desse romance do amazonense Márcio Souza sintetiza a insanidade de um malogrado projeto ferroviário que estendia essa idéia de progresso para uma desconhecida e imprevisível região da floresta amazônica.
Após os conflitos entre brasileiros e bolivianos pela ocupação de uma região que corresponde ao atual estado do Acre, o governo brasileiro se comprometeu através do Tratado de Petrópolis, assinado por Brasil e Bolívia em 1903, a construir uma ferrovia desde o porto de Santo Antônio, no rio Madeira, em Mato Grosso, até Guajará-Mirim, no rio Mamoré, com um ramal que chegasse à Vila Bela, na Bolívia. O edital de concorrência pública para construção da ferrovia foi publicado em 1905 e vencido pelo engenheiro Joaquim Catrambi, mero testa-de-ferro do grupo norte-americano que se encarregou de construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré entre 1906 e 1912. MAS HOJE A HISTORIA E TRATADA DESTA FORMA ,A FALTA DE CULTURA E GRITANTE NESTE PAIS. NÃO SABEMOS AINDA PRESERVA A NOSSA PRÓPRIA HISTORIA QUE DIRÁ A DE QUEM JÁ SE FOI.


O ABANDONO DESTA HISTORIA E VISIVEL





EM TODA A SUA EXTENSAO A HISTORIA FICOU ESQUECIDA





OS VAGOES ESTAO NESTAS CONDICOES O MESMO ACONTECE
COM O MUSEU E COM A SUA HISTORIA

Ha Historia da Estrada de Ferro Madeira Mamore que no Passado foi uma das Maiores Obras Deste Estado que Vitimou Centenas de Trabalhadores na sua Construção Hoje Vivi Esquecida, e Amarga o Descaso dos Governos, Federal ,Estadual e Municipal , Sofre hoje uma Reforma a passos de Tartaruga, uma Historia que o Estado teve a Honra de Mostra para o Brasil e o Mundo com a Mini serie da Rede Globo de Televisão Med Maria Mas que Infelizmente como tudo que Acontece em Rondônia e Rapidamente Esquecida um ponto Turístico Maravilhoso que Poderia Servi como mas uma fonte de Renda da Capital com o Turismo , Mas o que Vemos e Muito Mato, Bares em toda extençao da Orla do Rio Madeira e muito descaso .o povo de Rondônia e os que trabalharam e que tiveram Familiares Vitimados na Construção deveriam ser respeitados tendo esta historia viva na memoria de todos , e a praça deveria ser uma marca de Rondônia com tudo que nela pertence preservada.

4 comentários:

  1. Olá, recebi seu recado no meu orkut e fui logo conferir o blog. Parabéns é muito bom. Espero sua visita no meu blog. http://neusarodrigues.zip.net
    Já adicionei seu blog em meus favoritos. abraços

    ResponderExcluir
  2. Olha eu passo a cada 90 dias pela estrada e fico imaginando tudo isto que voce comentou,o abadono, sou do parana e fico revoltado, porque nenhum governo toma alguma atitude. Rondonia tem uma historia muito bonita para mostrar para o Brasil e o Mundo, mas infelismente esquecido.Sendo que poderia lucrar muito com o turismo...

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns pelo excelente trabalho ...
    os estados do norte sempre são deixados para segundo plano, assim sendo, pouco se sabe a respeito dos mesmos ...
    um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Resumindo
    O Brasil precisa de muita educação
    Caráter e respeito à todos

    ResponderExcluir