quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Reserva Roosevelt: garimpo a todo vapor

Reserva indígena Roosevelt, Espigão do Oeste – RO continua com força total




Rondoniadinamica
2009-01-22 - 15:36:00


Conforme a denúncia, o que se nota é que as atividades garimpeiras podem ter diminuído, mas, nunca pararam. A extração ilegal de diamantes no garimpo da reserva indígena Roosevelt, Espigão do Oeste – RO continua com força total. Um informante do site Rondônia Dinâmica fez a denúncia no início da tarde desta quinta (22.01), enviando uma série de fotos que comprovam a atuação clandestina de garimpeiros na área. O local que antes era vigiado pela Polícia Militar de Rondônia, hoje tem a presença da Força Nacional que, se concentra apenas nas fronteiras do garimpo.
Em 2002, um confronto entre índios da etnia Cinta-Larga e garimpeiros fez do local, palco de uma das maiores chacinas da história, matando 29 garimpeiros. Até o momento, os culpados continuam impunes. Há indícios de que, as pedras preciosas, extraídas lá, são contrabandeadas para fora do país. A reserva Roosevelt abriga mais de 28 jazidas de diamantes, sendo assim, a maior do mundo. Toda a exploração é minuciosamente controlada e administrada por caciques que, desfilam com caminhonetes pela região.
Desde o surgimento do garimpo, uma série de reuniões entre representantes da FUNAI do município de Cacoal, associações e órgãos de proteção ambiental foram realizadas para encontrar soluções para o impasse violento, inclusive declarações da Polícia Federal deram conta, na época, de que a exploração estava encerrada com o fechamento do garimpo. Até uma comissão especial, criada pelo governo federal, foi montada para desenvolver alternativas de sustentabilidade do povo Cinta- Larga.
Inibições
A Polícia Federal havia reforçado a vigília nas áreas fronteiriças da reserva com a ajuda da FUNAI e a ordem de não permitir a entrada de garimpeiros. O ingresso clandestino na área resultaria em prisão e apreensão de equipamentos. Conforme denúncia feita à redação, o que se nota é que as atividades garimpeiras podem ter diminuído, mas, nunca pararam.

A exploração dos diamantes já culminou em grande impacto ambiental, com a utilização de tratores que vasculham a área, derrubando árvores e interrompendo a passagem de igarapés, além da mortandade de garimpeiros que se arriscam em busca de fortuna.
ganância pelas pedras e a ilegalidade no trabalho já resultou em inúmeros inquéritos instaurados pela PF, quase duzentos indiciamentos e prisões de pessoas e apreensão de 3.432 diamantes, desde o descobrimento do garimpo. Quadrilhas foram formadas por garimpeiros, servidores públicos, estrangeiros contrabandistas de pedras preciosas, empresários e índios.

COMENTARIOS:

EXCELENTISSIMO CARLOS MINC ACHO QUE ISTO E MAIS IMPORTANTE PARA PRESERVAÇÃO AMBIENTA DUQUE O ESPETACULO QUE VOSSA EXCELENCIA VEM FAZENDO PARA LIBERAR A BR 319 MANAUS PORTO VELHO ESTA RESERVA JÁ FOI PALCO DE UMA CHACINA DE PAIS DE FAMÍLIAS PELOS ÍNDIO INTOCÁVEIS DESTE PAIS


ATE POLICIAS RODOVIÁRIO JÁ FORAM PRESO COM ESTA PEDRAS OU LIBERA PARA FORMA MAS UMA FONTE DE RENDA PARA O ESTADO UNIÃO E MUNICÍPIO OU PROÍBE DE UMA VEZ POR TODAS A EXPROLARAÇAO, MAS LEMBREM QUE ESTA E MAS UMA DESTAS RESERVAS IDIGINAS UM VERDADEIRO BARRIL DE POLVURA POIS QUANDO SE FALA EM INDIGINAS JÁ VIU E MAS FACIO LOCAR UM LADRÃO DE MANTEIGA NA CADEIA DUQUE FAZER UM ÍNDIO PAGAR PELOS SEUS CRIMES OU CUMPRIR AS LEIS . SE NESTA RESERVA AINDA TEM GARIMPEIRO EM ATIVIDADE ESTÃO LA POR QUE ALGUÉM MOSTRO UMA CAMINHO E ESTE ALGUÉM CONHECE BEM A RESERVA POIS E INACREDITÁVEL QUE MESMO COM A POLICIA FEDERAL GUARDANDO A ENTRADA DA RESERVA AINDA TENHA GARIMPEIRO DESAFIANDO AS LEIS, E O MAS GRAVE TEM GENTE DA PRÓPRIA RESERVA LEVANDO ALGUMA VANTAGEM COM ISSO .






Nenhum comentário:

Postar um comentário