quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

E OS INDIOS DEITAM E ROLAM E NADA ACONTECE

Cinta Larga:Inquérito sobre assassinatos de 29 garimpeiros volta à Polícia Federal
Na semana passada, a Justiça Federal de Ji-Paraná (RO) enviou de volta o inquérito à Polícia Federal na qual 23 índios cintas-largas
Rondoniadinamica .






Na semana passada, a Justiça Federal de Ji-Paraná (RO) enviou de volta o inquérito à Polícia Federal na qual 23 índios cintas-largas foram indiciados pelos assassinatos de 29 garimpeiros em 2004. O Ministério Público Federal em Rondônia quer um laudo antropológico "para que se saiba se os índios podem ser considerados imputáveis para a nossa legislação penal. É considerado imputável aquela pessoa que tem consciência para entender o caráter ilícito de sua conduta".
A dificuldade, porém, reside em conseguir um antropólogo que se disponha a fazer o laudo.
Consultada pela Folha sobre a prisão de indígenas no país, a procuradora da República Ela Wiecko de Castilho, da Câmara de Índios e Minorias, disse que "um índio pode ser acusado de crime nas mesmas situações em que um não-índio".
Na avaliação da procuradora, "antigamente era comum ouvir o entendimento de que os índios ditos não "aculturados" eram inimputáveis devido a um desenvolvimento mental incompleto. Essa afirmação é etnocêntrica, preconceituosa e sem amparo científico".
Segundo ela, "não há na lei processual penal uma regra" que imponha a obrigação de um laudo antropológico. "O fato de um índio falar português, usar celular e computador não significa que deixe de pensar como índio", afirma a procuradora da República.

Com informaçoes da folhaonline

COMENTARIO: FICA MAS UMA VEZ CLARO QUE O BRASIL NÃO TEM POLITICAS CLARAS PARA OS ÍNDIOS QUE HOJE DEITAM E ROLAM FAZENDO TUDO QUE ACHAM SE CERTO E FICA TUDO POR ISSO MESMO ESTES ÍNDIO MATARAM FOI 29 PAIS DE FAMÍLIAS NÃO FOI BICHO QUE ELES MATARAM O MAS ENGRAÇADO QUE NA OUTRA SEMANA APÓS A MATANÇA ELE VENDERAM NA BOLSA DE VALORES AS PEDRAS VOLTO A DISSE OS ÍNDIOS ESTÃO COM MUITA REGALIA OU TOMAMOS UMA PROVIDENCIA OU VEREMOS COISAS PIORES ACONTECE .

Um comentário:

  1. Excelente post. Realmente os índios precisam de políticas e leis bem mais sérias. Por que quando praticam crimes como no caso dos garimpeiros não podem ser punidos?

    ResponderExcluir