quarta-feira, 24 de junho de 2009

AMAZÔNAS :Rio Negro atinge a marca histórica


Fonte : Jornal Amazônas Emtempo
Fotos : Arnold Farias & Marcell Mota
Mônica FigueiredoEspecial para o EM TEMPO
A cota do rio Negro se igualou, hoje, a marca da maior cheia dos últimos cem anos em Manaus, ocorrida em 1953, registrando 29,69 metros. O nível da água tem subido cerca de 2 centímetros por dia, o que contribui para o agravamento da situação dos moradores da orla de Manaus e de áreas próximas aos igarapés.

Predio da Receita Federal no centro de manaus

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que técnicos da instituição foram à Paricatuba (região localizada na margem direita do rio Negro, a 15 quilômetros de Manaus) e a Manacapuru (distante 102 quilômetros da capital) para medir a cota dos rios Negro e Solimões. De acordo com o supervisor de hidrologia do CPRM, Daniel de Oliveira, estas análises são fundamentais para previsão da subida do rio nos próximos dias.

Centro de manaus ruas interditadas

“O resultado, provavelmente, teremos no final do dia de hoje ou só amanhã. Aí poderemos dizer se o rio continuará subindo”, explicou.
Com a cheia do rio Negro, diversos bairros da capital estão sendo castigados. Na rua Beira Mar, no São Raimundo, zona Oeste, a água já invadiu as residências. A moradora Marcilene Rocha disse que sua maior preocupação é com seus dois filhos.
A enchente atrai muito turista ao centro com suas maquinas para registra o fenomeno
“Eles ficam brincando na água e tenho medo, pois eles já adoeceram. Sem falar que os ratos ficam andando dentro de casa”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário