sexta-feira, 17 de abril de 2009

Porto velho - Rondonia :Ponte será construída onde hoje funciona balsa de ligação da BR-319

Fontes: Redação Do Jornal Diario da Amazonia

Um embargo do Tribunal de Contas da União (TCU) é motivo da estagnação do processo de licitação para as obras da ponte sobre o Rio Madeira, que ligará Porto Velho à BR-319, que dá acesso à Manaus. Segundo José Ribamar Oliveira, superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit) de Rondônia e Acre, desde o ano passado, quando o edital de licitação foi lançado, o TCU alegou sobrepreço no valor da obra e suspendeu o edital. Oliveira confirma que a ponte será construída onde está localizada a balsa que liga a BR-319.
“Estimamos que o valor chegue a R$ 180 milhões, mas já enviamos a justificativa detalhada dos gastos para o TCU e esperamos agora que vá a plenário e julgamento para que o processo possa ser reaberto”, esclarece o superintendente. Oliveira enfatiza que a ponte sobre o rio Madeira será o elo entre Porto Velho a BR-319, estrada que já está em processo de reforma e reativação. “Inclusive o Dnit do Amazonas já contratou uma empresa para fazer o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental – o EIA/RIMA para o licenciamento de obras de recuperação de toda a estrada, além das audiências públicas que acontecerão nos próximos meses”, conta.
Segundo Ribamar Oliveira, as audiências em Humaitá, Porto Velho, Careiro e Manaus também serão importantes para a liberação do licenciamento, já que a anuência da população conta como interesse público no processo. “Quanto à ponte, vamos esperar que seja liberada a licitação para darmos andamento a essa obra que vai completar o quadro de ligação de capital de Rondônia com Manaus, no Amazonas, servindo como meio escoação para produtos de ambas as cidades e gerando lucro para toda a região”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário