quarta-feira, 20 de maio de 2009

PARÁ :Manifestantes mantêm trecho da BR-316 interditado

Fonte:Diário do Para
Foto:Dupará Noticías

Uma comissão composta por moradores de Viseu interditou a BR-316, altura do km 246, para chamar a atenção das autoridades, pedindo a pavimentação dos 170 km do trecho da BR-308, parte que liga Bragança até o final da rodovia. A população sofre com a falta de abastecimento, por conta das péssimas condições da estrada, que se encontra praticamente intrafegável.
Até a noite de ontem, os manifestantes não obtiveram nenhuma resposta das autoridades. Segundo Valdomiro, plantonista do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Gurupi, unidade responsável pela inspeção do trecho interditado, até as 20h40, nem o Departamento Nacional de Infraestrutura de Estradas
(DNit), nem a Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) responderam aos apelos dos viseuenses. “Assim que começou a manifestação, logo após as 12h, comunicamos aos nossos superiores, como é de procedimento formal, e uma equipe foi acompanhar de perto a ação”, disse o PRF Valdomiro. “Acreditamos que somente amanhã (hoje, 19) teremos uma posição precisa”, informou.
A comissão “Viseu com estrada há progresso” é composta por moradores de Viseu de diversas classes sociais e posições políticas, com um objetivo comum: conseguir o asfaltamento dos 170 km da BR- 308, que interligam os municípios de Bragança, Augusto Corrêa e Viseu. “Não estamos reivindicando uma operação meramente emergencial e sim a resolução que afeta a saúde, a economia, a comunicação, enfim, de uma necessidade básica que há anos atinge os moradores de Viseu, que é a pavimentação desse trecho da estrada”, argumentou o padre Francisco Ribeiro, pároco de Viseu, que faz parte da comitiva. O grupo interditava a estrada atravessando caminhões e ônibus, contando com a participação de integrantes improvisando uma sinalização com galhos no asfalto.
A expectativa dos manifestantes é que os órgãos competentes encaminhem autoridades até o local, para que seja feita uma negociação. A comissão agendou uma audiência pública para o dia 1º de junho, para discutir possibilidades que possam vir a solucionar o problema. “Essa manifestação é suprapartidária. Na comitiva, há pessoas dos mais diversos partidos inconformados com esse isolamento”, justificou o vice-prefeito Carlos Soares de Souza, que é conhecido por Carlinhos.
As cerca de 300 pessoas vindas da sede do município em motos, automóveis, ônibus e caminhões chegaram ao km 246 da BR-316 às 12h de ontem, após concentração na praça Matriz de Viseu às 15h, e seguido às 17h pela BR-308 até a PA-142 (Estrada Nova), outra estrada de piçarra em péssimo estado, por onde vieram até o local da manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário