quinta-feira, 26 de março de 2009

AMAZONAS - Manaus : Parte da turbina de avião cai e danifica casas em Manaus

Fonte:Jornal Maskate de Manaus
Turbina de avião DC-10 despenca e apavora moradores
Parte de uma turbina e peças da fuselagem de um avião caíram e atingiram pelo menos 11 casas no bairro Terra Nova 2, em Manaus, na madrugada de ontem (26). Segundo a Polícia Militar, moradores relataram que ouviram uma explosão e, em seguida, viram peças de metal cair do céu. Um imóvel teve a cozinha e a sala atingidas. Ninguém ficou ferido.
As primeiras informações recebidas pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) dão conta de que o avião era um cargueiro, que saiu do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na capital do Amazonas, em direção a Bogotá, na Colômbia. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) diz que essa aeronave teria partido por volta da 1h45.
Moradores achavam que era o fim do mundo
A queda da carenagem da turbina do avião DC-10 cargueiro da Empresa Arrow Ayr Cargo, bem no meio da rua Humaitá, provocou um estrondo ensurdecedor e pelo horário em que o acidente aconteceu, as centenas de famílias que residem naquela artéria já estavam dormindo e confessam que acordaram achando que o mundo inteiro estava se acabando. A peça do avião caiu bem na frente da casa do ajudante de carpinteiro Bianor Costa Lima, 47, que pulou da cama com os olhos arregalados, correndo de um lado para o outro e logo que o resto da família veio ao seu encontro, todos se abraçaram achando que tinha chegado o dia do juízo final. “Olhamos pela janela e quando vi aquela peça enorme e brilhosa bem diante de nós, achei até que fosse um meteoro, um cometa ou até uma nave espacial, que estava trazendo Deus para dizer que a hora da humanidade pegar pelos seus pecados”, ironizou o ajudante de carpinteiro em tom de gracejo, bem mais calmo, já ao amanhecer do dia, quando deu a entrevista.
“Se ela cai em cima de nossa casa não tinha escapado nem o espírito para contar a conversa para vocês. Mesmo assim essa peça da turbina ainda arrancou uma boa parte do telhado da frente da minha casa como vocês podem ver. Eu acho que foi um verdadeiro milagre eu e minha família estarmos vivos agora, pois do jeito que essa carenagem da turbina do avião é pesada e vindo de cima numa queda livre, com certeza vinha com toneladas de peso, capaz de massacrar e transformar em migalhas qualquer coisa que atingisse. Por fim, acho uma irresponsabilidade que coloca em perigo centenas de vidas humanas, pois estas empresas deveriam dar uma melhor manutenção nos seus aviões, já que é um absurdo, uma peça tão pesada como essa se desmembrar do aparelho em pleno vôo e cair numa área habitada, como é o nosso bairro”, disse Raimundo Pereira de Lima , 45. pedreiro, que teve o telhado de sua casa arrombado por um pedaço da carenagem que caiu na rua Humaitá.




Técnico orientou a todos
O técnico da Infraero, Herculano Carvalho, deu as primeiras informações para a imprensa sobre o modelo do avião cargueiro de onde a carenagem se soltou e quase provoca uma tragédia na terra. Ele também anotou nomes e endereços de todos os moradores que tiveram suas casas atingidas pelos pedaços da turbina, para que posteriormente, procurem seus direitos e exijam o pagamento do prejuízo sofrido em duas casas. O técnico da Infraero permaneceu no local onde a peça da turbina caiu e confirmou que a aeronave com toda a carga recebida, decolou do aeroporto Eduardo Gomes, exatamente às 02 horas e não demorou nem 10 minutos de vôo para acontecer o acidente, no entanto, concluiu ele, o DC-10 cargueiro continuou sua viagem rumo a cidade de Bogotá, na Colômbia, onde chegou e pousou no aeroporto daquela cidade, sem qualquer problema, apesar de uma das seis turbinas perder a fuselagem ainda em Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário